My playlist

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Transposição do Rio Amazonas: o motivo da loucura!

Sim, você leu bem, o governador José Melo quer levar adiante o Rio Amazonas, sendo que há inúmeros problemas para se resolver em Manaus. Inclusive levar água tratada para bairros onde simplesmente isso não existe! Onde há bairros que faltam água!

Transportar o Rio Amazonas para outro lugar bem distante é uma ideia absurda. Inclusive membros do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) deram um parecer desfavorável a ideia.
Motivos? Os óbvios:

1. O custo de manutenção é alto, visto que sempre deveria ser cuidado e analisado. A água sairia muito cara. Fora o gasto enorme com a construção.

2. Crises ambientais: sim, todos os animais inclusive as plantas seriam prejudicadas. Baseando-se no caso da transposição do Rio São Francisco: inúmeros estudos indicam que 80% de danos ambientais seriam causados, cuja intensidade é alarmante.

3. O que aconteceria se houvesse seca no nosso Estado (Amazonas)? Um caso a se pensar.

4. Deve haver incentivos para os que gastam pouca água e multa para quem desperdiça demais, seria uma boa!



Para quem quer se inteirar mais no assunto, pesquisem sobre a Transposição do Rio Amazonas no google. Pesquisem também sobre a Transposição do Rio São Francisco e retirem suas próprias conclusões.