My playlist

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Logística Reversa é o veneno contra os lixões

Existe, por exemplo, um carro que você compra. Até que após um tempo, você não precisa mais dele porque está muito antigo e não consegue mais usá-lo. O que acontece? Se não for adotado um modelo de reaproveitamento, o seu carro pode ir para o lixo sem nenhuma compaixão pelo meio ambiente.
Porém, existe algo que pode ser a solução para o desperdício: em vez do carro, nesse exemplo, ir para o lixão, o material dele pode ser reutilizado. Como por exemplo, os pneus podem ser destinados a calçadas. Os outros materiais, como o aço, podem ser derretidos para ter uma outra finalidade. Diminuindo então, o acúmulo de resíduos finais. Isso é o que chamamos de Logística Reversa.
No nosso país, entretanto, ainda há poucos adeptos ao reuso. Embora haja inúmeros benefícios. A redução dos lixões e aterros sanitários e o menor custo de se usar produtos reutilizados.

Abaixo está um símbolo que indica o correto descarte de materiais eletrônicos:


O símbolo, proposto pela União Europeia, proíbe o descarte de eletrônicos em uma lixeira comum.
Tem uma finalidade educativa e incentiva as pessoas descartarem corretamente os seus produtos. Para que eles possam ser reusados. Fazer o correto descarte é contribuir para o meio ambiente com boas ações. Lembre-se de cobrar ao governo para investir na coleta.