My playlist

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Crise da Mobilidade Urbana no Brasil 2: Transporte Coletivo (Ônibus)

A crise da mobilidade urbana chega a níveis alarmantes, por isso é necessário avaliar transportes eficazes para evitar a aglomeração de veículos. E de preferência, os mais ecológicos.

Entre algumas formas de locomoção, temos:

Ônibus

*Movido a Hidrogênio: ônibus ecológico, já foi implantando com sucesso em São Paulo. Parecido com um ônibus qualquer, todavia com todo o ruído amenizado com tecnologia de ponta. Os gases negros que saem dos motores. Nhááááá... Coisa do passado!



É necessário melhorar a saúde da população, todos sabem que os gases são capazes de provocar chuva ácida e prejudicar sua saúde. O ônibus movido a hidrogênio seria a solução!

Paulo Emílio, engenheiro, concedeu uma entrevista com a Rede Globo explicou como a tecnologia funciona:

"O ônibus híbrido a hidrogênio [...] não tem abordo nenhum motor de combustão interna e não utiliza nenhum combustível fóssil. Tudo nele funciona à base de eletricidade: o ar-condicionado, a direção, a abertura e o fechamento da porta, entre outros sistemas do veículo. Além disso, ele não faz barulho, porque o motor elétrico é muito silencioso. Toda a eletricidade que ele utiliza é proveniente de três fontes distintas. A primeira delas é a própria rede elétrica, que é utilizada para carregar o sistema de armazenamento de energia do veículo. A segunda fonte é um gerador de energia que o ônibus tem abordo e que se chama pilha a combustível. Esse é um dispositivo interessante, pois pode representar para o século XXI algo tão importante como o computador para o século XX, já que o grande desafio do século XXI vai ser a questão energética. A pilha realiza uma reação eletroquímica a partir do hidrogênio armazenado no teto da traseira do ônibus e do oxigênio captado do ar. Esta reação produz a eletricidade utilizada no veículo e vapor d’água, que é o único rejeito do processo. E a terceira fonte provém do processo regenerativo de transformação da energia cinética, oriunda do processo de desaceleração e frenagem do veículo, em energia elétrica.". (Clique para ver a entrevista da Rede Globo).

* Movido a energia solar (renovável e bom para o planeta!)

Em Adelaide, Austrália, há um ônibus chamado Tindo dando as mãos com a energia que a natureza dá com fartura: a energia do sol.


Tindo é um exemplo, pois além de economizar litros de diesel e gasolina:
- Consegue ser eficiente nas áreas urbanas
- Gera mais saúde, visto que não gera poluentes.

O ônibus da austrália, além dessa tecnologia nova, dá aos seus passageiros a oportunidade de usar internet via wifi e ar-condicionado. Isso é que é descanso!


* Movido a fezes (fezes é um recurso inesgotável)


Trata-se da utilização de fezes, esgoto e lixo orgânico para gerar energia (biocombustível).
O ônibus pode viajar cerca de 300 km. Ideal para diminuir a emissão de gases poluentes.
Se tem odores?
Bom, impurezas são eliminadas, o que garante que suas narinas vão agradecer por não ter cheiro algum!

Oslo, segundo o site DUNIVERSO neste link, já possui esse ônibus em larga escala.