Incentivo ao uso de carros e a falta de incentivo ao uso de transportes coletivos causa todo o transtorno da mobilidade |
O som da buzina, o trânsito que não anda,
horas e horas para chegar ao lugar esperado. A crise do trânsito afeta
duramente o Brasil, por falta de planejamento e intenso crescimento
populacional. Não apenas isso afeta, como também anos de incentivo ao uso de
carros e não incentivo ao transporte coletivo. Nas ruas se vê o descaso com a
qualidade dos ônibus, um dos poucos coletivos amplamente disseminados pelo
país: caindo aos pedaços, deplorável, superlotado e cheio de atrasos.
São Paulo, Rio de Janeiro, segundo a
opinião de grande parte dos brasileiros, são onde possuem alta taxa de
congestionamento. Concomitantemente, esses estados possuem forte compra em
carros, porque o transporte público oferecido não atende as demandas. E não
somente isso, até mesmo as calçadas são curtas e cheia de desníveis,
impossibilitando o ir e vir, seja de cadeirantes ou de mulheres que querem
andar com suas crianças, mas não conseguem dado que os desníveis são altos e
não há preocupação com acessibilidade. O problema é visível no país inteiro.
A questão não é ter somente ônibus ou
calçadas boas: é melhorar o sistema como um todo. É diversificar as formas de
transporte para aumentar a mobilidade urbana sem esquecer da qualidade. Por
causa da exclusividade dos ônibus como transporte coletivo, em grande parte dos
Estados, há a superlotação. Investir em trem por levitação magnética (MAGLEV),
veículo leve sobre trilhos (VLT), metrôs e outros é uma das maneiras de
desafogar as rodovias, estradas e consequentemente diminuir os casos de
estresse ao ir em algum lugar.
Trem por levitação magnética já é realidade |
Promover o uso de coletivos é contribuir
para uma cidade onde tudo funciona mais rápido, onde piscar os olhos é tempo
suficiente de você estar na escola ou no trabalho.
Veículo Leve Sobre Trilhos Movido a Bateria |
Sem engarrafamentos, mais
tempo para comprar, trabalhar, ser feliz. Tempo é dinheiro rodando depressa,
portanto o dever do Estado é fornecer isso com meios de transportar muitas
pessoas na menor quantidade de minutos possíveis. Se o governo investisse nisso
com excelência, as pessoas sentiriam prazer em andar de ônibus e metrô. O uso
desses transportes é capaz de diminuir bastante a emissão de gases, por isso a
saúde da população aumenta e todos agradecem. Portanto, o Estado deve buscar
sempre o melhor, seguindo o padrão de países desenvolvidos como Tóquio, Paris.
Exemplos de cidades com mobilidade. Tóquio possui estações de metrô e trem que
cobrem praticamente a cidade inteira. Investir em transportes sustentáveis,
como veículos movidos a energia solar, é também uma forma de contribuir para o bem-estar
da população.
Como diz a célebre frase, muito compartilhada em redes sociais:
"País desenvolvido não é quando pobre anda de carro, mas sim quando rico anda de transporte público"
Apenas gostaria de dizer que este post é dividido em dois: um dissertando sobre a mobilidade urbana (este post) e outro comentando sobre as formas de transporte coletivo aqui informadas). Para ver a segunda parte clique aqui.
Apenas gostaria de dizer que este post é dividido em dois: um dissertando sobre a mobilidade urbana (este post) e outro comentando sobre as formas de transporte coletivo aqui informadas). Para ver a segunda parte clique aqui.