My playlist

sábado, 25 de julho de 2015

Calçadas Permeáveis são a solução para os problemas

Na cidade de Manaus - onde eu moro - a maioria das calçadas não são permeáveis. Isto é, se há calçadas. Quando chove, é possível sentir a água até o pescoço.

Esta cidade não é Manaus, mas a situação é tão crítica quanto.

Quando estava indo fazer compras num supermercado bem perto de casa me deparei com uma poça de água maior que o Rio Negro do Estado do Amazonas!
Isto porque a calçada é de um bairro nobre, um dos mais valorizados.

Como me sinto nas calçadas de Manaus: uma nadadora convicta!
A situação está triste! A gente espera a chuva terminar para fazer nossos afazeres e caminhar até o destino. Mas se engana você que pensa estar a salvo de molhar a sua melhor roupa só porque a chuva passou.

(Imaginem as poças da água! Você vira um atleta profissional de saltos!)


Pelo menos você fortalece os músculos da perna (ironia mode on).

De fato, o problema das calçadas impermeáveis reina no lugar onde eu vivo, mas até quando os políticos não irão tomar uma atitude? Existem inúmeras calçadas que absorve água!

Além das calçadas, é possível apostar em gramados, plantas, e ruas arborizadas. As plantas naturalmente ajudam a diminuir as poças d'água.

Algumas fotos aqui irão ilustrar isso:



1.  Árvores naturalmente consomem a água da chuva, o que é benéfico para o pedestre não se deparar com poças.
2. Canteiros, além de serem extremamente bonitos, também ajudam a minimizar o calor e água em excesso.
3. Calçadas permeáveis: o uso de placas drenantes feitas com material permeável evita o transtorno de ter que saltar pro pedestre não se molhar!

Lembrete: as árvores e os canteiros precisam de um espaço. Caso não tenham, é possível que as calçadas sejam danificadas!